domingo, 25 de outubro de 2009

Café com Letras - Livros e Filmes


Olá.... antes mesmo do post quero dizer que tem sido uma experiência ímpar estar aqui todo domingo.... é um compromisso muito saudável e que estimula muito pegar um livrinho novo e depois saber que posso dividir minha leitura aqui com vocês! Adorooooo...
Bom e hoje eu quero conversar sobre esses livros bons que acabam em filmes ou mini-séries... recentemente achamos um filme de um livro que havia lido há muito tempo atrás.... Memórias de uma Gueixa. O livro é fanatástico e o filme também não fica atrás. Não sou nada entendedora de cinema, então só o prazer de sentar e ver o filme inteiro pra mim já é diversão garantida. Prefiro ler primeiro o livro e depois então ver o filme... se assisto ao filme, me desisteresso pelo livro..... foi assim com Chocolate, filme com Juliette Binoche e Johnny Depp.
Bom o fato é que seja filme, seja um livro o legal mesmo é saber sobre a estória, viajar na imaginação, conhecer outros sentimentos e se divertir.
Então é isso pessoal.... vocês preferem um cineminha ou um livro... cheio de detalhes e descrições???? E o que acharam dos filmes que assistiram baseados em livros que já haviam lido? To aqui curiosa pra saber...
Um ótimo domingo pra quem passar por aqui e até a próxima!!!!

18 comentários:

Grasi disse...

Eu vi poucos filmes que realmente transmitiram a idéia dos livros.Me lembro do "O Código DaVinci" assim como a história, apesar de encurtada, em filme representou um pouco o livro. Não é para ser exatamente fiel ao livro, o filme é sempre uma midia diferente de um livro. Por isso é necessário uma adaptação, trazer a essencia que o livro carrega para o filme... e isso acho que são poucos filmes que conseguem fazer.
Talvez a própria expectativa cause esse efeito adverso...Mas no fundo, acho que livros sao bem melhores, a gente "viaja mais" com eles!

Valeria Hissa disse...

Bem só vejo o filme depois que leio o livro, pois o livro é mais rico em detalhes e é mais complexo.
Li vários livros que depois viraram filmes aqui vai alguns:
O poderoso chefão; harry potter, sidarta; o caçador de pipas, memorias de uma queixa; tubarão; dona flor e seus dois maridos.
Esses são alguns que me lembro..
adoro ler e viajar nesse mundo mágico que é a imaginação...

bjs amiga saudades...

Elaine Maffessoni Machado disse...

Eu geralmente prefiro os livros. A única exceção foi o Código da Vinci, gostei mais do filme. Mas não sou fã do Dan Brown... Se eu amo o livro procuro o filme para assistir... mas geralmente acabo gostando mais do livro... acho que porque na leitura a gente idealiza as pessoas, a paisagem, os detalhes... de toda forma, amei livros e filmes como "Como água para Chocolate", "Pássaros Feridos", que li 4 vezes e assisti o filme umas 2, "Madame Bovary", "O Conde de Monte Cristo", "O Morro dos Ventos Uivantes"... São livros maravilhosos, e filmes idem.
Laura, querida, beijo grande e uma ótima semana para vc!!!

Fabíola disse...

Tem selinho pra vc!!!!!!!!!!1
BJS

Gabi Alberti disse...

Oieeee!!! Bom.... eu adoroooo ler, mas tbm adoroooo filmes!!!! rsrsrs.... entre o fime ou o livro eu prefiro o livro, mas o filme é mais rápido!! As vezes estamos sem tempo de ler um livro e tal, daí o filme é rapidinho!! Eu acho legal ter essas duas opções!! Mas eu tbm prefiro ler o livro e ver o filme depois!! Mas tem um monte de filmes que eu vi primeiro e depois descobri que tinha um livro sobre! Bom... pra mim não importa qual ver primeiro!! Eu adoro os dois!! Mas com o livro, eu viajo mais, parece que eu faço parte do livro, e com o filme não!! É isso... Lauraaaa adoro esse espaço que vc criou para essas discussões!! Bjosss

Cynthia Lloréns disse...

Oi...qto tempo que não passo por aqui...seu blog está maravilhoso sempre cheio de coisas bonitas!!!!!!!!Adorei tudo!!!!
Tem um selinho para vc lá no meu blog!!!!!
Beijos
Cynthia

Maya disse...

Para mim tanto faz ler antes ou depois do filme! Não me desinteresso se vejo o filme antes, mas sempre acho a historia mais interessante quando leio o livro, pois no livro imagino os detalhes da maneira que eu quiser e no filme, estamos vendo atraves da visao de outra pessoa! Nao que isso nao seja interessante, pois as vezes nos filmes encontramos surpresas agradaveis que nao imaginamos ao ler!!
bjinho

Monique disse...

Tem um selinho lindo pra vc no meu blog!
Bjs
Mo

Si Alem disse...

Ah minha querida eu adoro os 2. Amo ler um bom livro e tb sou cinéfila.
Acho que são diferentes.
Agora qdo se tem o livro e o filme da mesma história, vale ler e ver! Quase semrpe o livro é mais rico que o filme.
Agora tô na onda de ver seriados no IPOD, é bobinho, a imagem pequena, mas é uma distração muito legal. Vejo na cama antes de dormir e já capoto ali mesmo, ahahahahah
Um beijo
Si

Marta disse...

Eu tambem amo os dois...apesar de ir pouco ao cinema...Mas um filme baseado num livro, nunca tem os ricos detalhes do livro...então prefiro nestecaso um bom livro...bjs

Julia Cotrim disse...

Laura de meu coração, que saudades de você!
Mas a mudança e a obra aqui em casa não está me deixando vir aqui te visitar com tanta frequencia.
Se Deus quiser tudo isso acaba e minha vida volta ao normal e volto a trabalhar.
Beijos e uma boa semana para você!
Ah... seus trabalhos estão cada dia mais lindos!

dani sader disse...

boa noite laura!
amo livros e filmes, mas prefiro ler 1º pq posso viajar, criar os personagens da minha cabeça e depois ver o filme.
na realidade tudo me diverti, qdo vou a sampa não saio do cinema! e qdo fujo daqui e vou a uma cidade maior que tenha cinema tb é excelente.

bjkas e boa semana

Caroline Krieger disse...

Oi amiga querida, tudo bem?
Eu gosto dos dois, mas os livros me fazem imaginar...refletir mais...
Um beijo

ISA VARELLA disse...

AMEI!!!ADORO SEU BLOG E JÁ TE ADICIONEI NOS MEUS LINKS BJS ISA

Raquel disse...

Eu adoooro ler e adoooro cinema!!
Mas sou como vc, prefiro ler o livro primeiro e depois assitir, os ultimos livros que tenho lido são da série da Sthefanie Meyer [Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer], estou no terceiro livro, inclusive se vcs não leram eu recomendo ...é maravilhoso...assiti crepusculo depois de ter lido o livro, acho que o filme retratou muito bem, mas acaba sempre faltando muitos detalhes que nos encantam e contem no livro, estou doidinha pra assitir Lua Nova que estréia agora em Novembro...

Regiane disse...

Laurinha! Eu amo os dois! O livro que estou lendo, Reparação, virou filme, Desejo e reparação. Me recomendaram tanto o filme, falaram tanto do filme que eu criei espectativa demais em relação a ele. Mas me despertou o interesse pelo livro. Comprei. Vc não vai acreditar! Até onde eu li, o filme é perfeitamente adaptado! Eu pasmei! Não só dei valor pela capacidade genial de narração, mas principalmente pelo fato do diretor do filme ter conseguido manter o fluxo de consciência das personagens. Sem dúvida, o melhor livro adaptado para o cinema! Até agora. Vou esperar o fim do livro!
Beijo!

Adri Eifler disse...

Sabe que acabo sempre me decepcionando com o filme depois de ler o livro? E se vejo o filme antes, depois fico sem vontade de ler o livro....ó dúvida...ó dor...hehehe Mas tem um que casou filme X livro e amei: Pontes de Madson! Perfeito!!!
bjsssssssssssss

Déa Café disse...

ah, se algum livro vai virar filme e eu vou querer ver (adoro os dois - livro e cinema), eu corro ler o livro antes (se já não li)!! rsrs acho que o livro é sempre muito melhor que o filme... com raras exceções. sei lá, o livro é sempre mais rico em detalhes, a história é maior, o que não daria pra fazer caber num filme. além do que pra filme vc tem uma receita um pouco diferente, digamos assim. até entendo que é difícil ser fiel. começa a ficar chato, demorado. enquanto que livro já não é assim (livro bom).
acho que os roteiristas, produtores de filmes têm que ter um cuidado muito grande qdo resolvem transformar livros em filmes, pois qquer corte de alguma parte importante... danou-se o filme! rsrsrs beijos!