domingo, 27 de setembro de 2009

Café com Letras - Convida!

Meninas bacanas.... hoje teremos um super convidada aqui no nosso espaço de leitura.... Todo mundo já conhece e pra quem não a conhece veja só AQUI o tanto de coisas lindas que essa moça apronta.....
Eu estou falando da Vera Tempel.... a Mammys para as íntimas.... ainda não sou assim tão íntima, mas independente disso posso garantir que a Vera é um doce, fina, elegante e realmente a verdadeira mãe em persona da novela das 20h..... e o melhor de tudo isso é que a Vera tem frequentado um Clube de Leitura que eu achei incrível a proposta e foi sobre isso que eu pedi pra ela falar um pouquinho pra gente. Aí está o texto da Vera.....
Meninas, a Laura me pediu para contar sobre o “Clube de Leitura” do qual faço parte. Fu parar lá por indicação de uma amiga. Sou a novata do grupo que já existe há uns 10 anos e até agora só participei de duas reuniões. São umas 30 amigas que mensalmente se encontram (cada vez na casa de uma das particpantes) para discutir um livro. As reuniões duram em geral 2 horas sendo que o debate leva mais ou menos 1 hora e meia e como não poderia deixar de ser, são sempre seguidas de um lanchinho. Alguém pensou em “Crop e Croc”? Tem sempre uma mediadora da discussão que é escolhida ao acaso. Nas reuniões que participei foram discutidos os livros “Felicidade” (Eduardo Giannetti) e “Elogio da Madrasta” (Mario Vargas Llosa). O primeiro é um livro de Filosofia escrito como um debate entre 4 pessoas para definir Felicidade. Não curti muito e acho que “Freud explica”, pois Filosofia foi a matéria que me deu no Colegial a única 2ª época da minha vida... O segundo eu gostei muito, principalmente no final pois achei o desfecho totalmente inesperado. Para a próxima estamos lendo “Tia Julia e o Escrevinhador” que também é do Llosa. O grupo achou legal vários livros do mesmo autor em seguida. Estou curtindo muito. Voltei a ler outras coisas além de romaces “água com açúcar” e livros de Scrap (um vício terrível e um excelente exercício de leitura em Inglês...), estou mais diciplinada na minha leitura pois tenho um prazo para terminar os livros (nada é obrigatório no grupo, é só uma auto exigência), reencontrei várias amigas que não via há anos, e estou lendo com muito mais atenção (muitas vezes marco partes do livro e anoto meus comentários nas laterais) para poder participar das discussões. E é interessante observar que isso acontece com a maioria das participantes que inclusive muitas vezes fazem pesquisas sobre o assunto na Internet para complementar um pouco mais o debate. Como vocês viram, não tem segredo e quem sabe com essas dicas cada uma de vocês se entusiasma para organizar um grupo assim. Espero não ter me alongado demais... Um beijão e desejo uma ótima semana para todas. Obrigada Laura!
Querida Vera..... muito obrigada pelas doces palavras, pelo seu carinho e sua atenção comigo. Adorei ter você aqui, inaugurando o espaço das convidadas do Café com Letras.
Que todas vocês se deliciem com o texto da Vera e me digam o que acharam.... Um excelente domingo de leitura, scrap e diversão!!! Super beijo..... volto logo!

13 comentários:

Valeria Hissa disse...

Oi,
Como sempre inovando, adorei a ideia da vera, e o seu blog tem coisas lindas...
Aqui vai a minha dica pra esse domingo ensolarado.
Eu já li esses livros faz tempo, mas sempre releio, pois acho que é um livro que nos coloca a pensar no dia a dia como mulher, mãe e esposa...
è uma historia real da vida de uma princesa árabe, que luta pela dignidade feminina no pais em que vive. E que vemos também acontecer no nosso país barbaridades contra a mulher...
A autora do livro é Jean P.Sasson. e os livros são 3: Princesa/ As filhas da Princesa e a princesa Sultana.
Até domingo no Café com Letras,

bjsssss

Regiane disse...

Quando li o comentário da Vera, eu achei a ideia muito interessante. Mas tem que ter uma certa disciplina e eu não tenho, hahahaha, principalmente em se tratando de livro. Agora que me aposentei da facu, não quero mais leituras obrigatórias. Quero curtir cada frase sem ter um olhar tão crítico. Isso não significa que a ideia não seja ruim. Eu até tive algumas variações dessa ideia, mas preciso de mais tempo pra organizar uma coisa dessa. Mas eu adoro discutir e falar sobre livros. Quem sabe um dia não entro num clube desses!

Beijo

Elaine Maffessoni Machado disse...

Laura, eu não conheço a Vera pessoalmente, mas ela já é uma das queridas, como você, que eu admiro só pelo contato virtual... Adorei o texto, dá vontade de participar de um clube assim... Uma idéia é criar um grupo à distância... não sei se é possível, nem como seria... enfim, eu amo leitura... Leio muito, sempre! Desde pequena... e isso faz muita diferença na minha vida. Um dia perfeito, pra mim, é acordar num dia lindo como está fazendo hoje e ir pra varanda, com um café, e ficar deitada lendo... adoro!!! E minha melhor amiga ama também esse programa. Então quando ela vem pra casa, fazemos isso sempre que dá... Enfim, muito legal seu "Café com Letras" de hoje, com essa super convidada. Beijo grande para as duas! E um ótimo domingo!

Gigi disse...

Laura, que legal!
Mais uma iniciativa bacana sua, né!
A Vera é show-de-bola, sou suspeita!
bjão

Suzana disse...

que idéia boa! parabésn ao café com letras e a vera tempel!

dani sader disse...

laura, como sempre adorei sua iniciativa. "conheço" a vera de blogs e forum nada mais e acho ela uma pessoa incrivel.
bom sobre os livros não vi nenhum deles ainda, hoje mesmo minha mãe disse sobre "a cabana" que é uma lição de vida. estou na fila!!!
a valeria deu uma dica muito legal eu já os li são lindos, emocionantes, num deles até chorei.
parabéns como sempre
bjkas

Maya disse...

Adorei a idéia de um clube de leitura!!
Beijos!

Adri Eifler disse...

Idéia maravilhosa essa do grupo que a Vera frequenta!! Parabéns pela disciplina! Laura, teu blog é o máximo!!! bjssssssss

Marta disse...

Que legal essa experiência da Verinha, trocar idéias e experiências de leitura num clube deve ser muito bacana. Eu também queria ser disciplinada pra isso, mas precisaria de mais tempo pra tudo que quero fazer rsrs...gosto muito de ler, e quando pego um livro, enquanto não chega o fim não ficou feliz rsrs..
Beijos e ótima semana!!!

Grasi disse...

Pessoas inteligentes, falam sempre de coisas inteligentes e compartilham isso demonstrando inteligencia por nao serem egoistas quando expoem suas ideias. Parabens a vc.e sua amiga Vera!Seu Blog é isso, um aprendizado em cada postagem...

Claudinha Antunes disse...

Amo a Verinha e adorei sua idéia de receber uma convidada. Aqui em Salvador temos um grupo informal, amigas que se encontram quase mensalmente para darem risadas e falar besteira, mas que estão sempre indicando suas preferências literárias umas às outras. É bem interessante, apesar de não haver nenhum compromisso.
Bjks e uma linda semana

Vera disse...

Laura,
Obrigada pela oportunidade como sua primeira convidada.
Esse espaço é uma delícia e você é uma pessoa muito querida.

Meninas, obrigada pelos recados e mensagens carinhosas.
Beijos para todas!

Marcy disse...

Sei que não é uma literatura de "peso", mas é bastante divertida! Vcs já leram a série dos gibis da Turma da Mônica Jovem? Tenho lido todos eles e dou boas risadas, daquelas q mesmo em lugar público, vc não as contem e nota o olhar curioso da vizinhança...