segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Um pouquinho de História...

Achei esse texto bem legal, no blog da Sylvanna e aproveitei para dividir com vocês.... como não podia ser diferente é sobre SCRAP!
Diz o dicionário...Scrap: Fragmento, pedaço de papel, sobras, etc.
Scrapbook: Álbum de recortes.
Scrapbooking é a arte de juntar fotos e recordações em um álbum, de maneira criativa, preservando memórias, fatos e perpetuando as histórias. Personalizando as páginas e fazendo com que os momentos fotografados tornem-se ainda mais especiais.
Essa prática teve início há muitos séculos, através de diários, jornais e livros. Os primeiros scrapbooks surgiram na Alemanha através de pequenas coleções de papéis brilhantes, embalagens e cartões, organizados por tema ou tipo de material. No século XVII havia um tipo de “álbum” chamado de Commonplace Books, onde as pessoas escreviam poemas e anotações. Estes diários eram confeccionados à mão. Nestes álbuns, as pessoas anotavam viagens feitas, amores escondidos, espetáculos assistidos, ou seja, os momentos por elas vividos. Para dar mais vida a estes registros, ilustravam com tickets, papéis, tecidos, rótulos e o que mais encontravam e queriam deixar como lembranças. Outro tipo interessante era o “álbum dos amigos”, nesse “álbum” havia pensamentos e recordações, sendo costume na época colecionar cabelos dos amigos como lembrança. A diferença básica entre os primeiros scrapbooks e os de hoje são as fotografias. Quando a fotografia foi inventada, em 1839, as pessoas passaram a guardá-las como recordação, inclusive dentro destes cadernos e álbuns de memórias. E foi assim que iniciou-se o processo que conhecemos hoje.
Veja alguns famosos que foram ou são grandes fãs de scrapbook:
• Rainha Victoria - tinha álbum de scrapbook exposto no Palácio Real.
• Andy Warhol - pai da pop arte, começou colecionando fotos e recordações durante sua infância, elaborando 42 álbuns de scrapbook.
• Mark Twain - filósofo americano, separava os domingos para seu hobby. Teve 57 diferentes tipos de scrapbook.
• Thomas Jefferson - um dos maiores presidentes dos EUA, guardava em brochuras de couro, desenhos, notas, folhas secas e outras recordações. Seus “álbuns” são preservados em sua casa em Virginia, EUA.
• Hugh Hefner - um dos homens mais afortunados do mundo e dono da revista masculina Playboy é viciado em scrapbook! Possui um scraproom na mansão.
O scrapbook virou mania {inter}nacional. Essa forma de eternizar lembranças é comemorada internacionalmente como o National Scrapbooking Day (NSD), sempre no primeiro sábado de maio.
Todas nós temos um monte de fotos e memórias maravilhosas que ficam jogadas e esquecidas por algum canto de nossa casa. Scrapbooking é a solução para colocar essas fotos no seu devido e merecido lugar!!!
E para finalizar essa história toda.... um LO da minha estória de AMOR.... 10 anos de encontro... 6 anos de casados!!!!
Beijos.... boa semana pra todo mundo!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses albuns ficaram o maximo, e quanta aprendizagem sobre scrapbook, esse seu blog cada dia mais interessante. E esse LO de 10 anos, super meigo. Parabens pelo romantismo sempre presente. Grasi